Quando uma nova venda é feita, é necessário além de dar ganho no Card (na Pipe “Financeiro”), fazer o cadastro desta venda no Conta Azul, para que as cobranças sejam feitar corretamente – ou seja, para que o serviço não seja prestado gratuitamente para o cliente.
Foi separado nos vídeos a seguir algumas etapas e observações, mas vale reforçar as seguintes questões:
1. É necessário, antes de dar ganho no Car, confirmar se o cliente assinou o contrato e se realmente o pagamento dele entrou na nossa conta (Itaú quando for PIX, Cielo se o pagamento no cartão foi pela Cielo ou Pagar.me se o pagamento no cartão foi pelo Pagar.me);
2. É importante dar ganho no Card assim que a confirmação de pagamento e assinatura de contrato forem confirmados;
3. Caso, após mover o Card para “Ganho” o Bitrix não solicite qual foi a “Data de Pagamento”, é necessário que você insira de forma manual;
4. É de extrema importância confirmar se o Card está com o Código do Bitrix do cliente antes de dar ganho. Caso não conste, você precisará inserir pegando o Cód. na nossa “Área de Cliente”
5. Observe se a forma de pagamento do cliente tem alguma observação, para incluí-la no contrato no CA e também cadastrar a forma de pagamento no CA conforme o acordado entre o Vendedor e o Cliente na contratação do serviço;
6. É de extrema importância colocar o Código do Bitrix do cliente ao lado do nome dele no Conta Azul (como mostra na imagem abaixo).
COMO CADASTRAR NOVA VENDA NO CONTA AZUL (CA)
CAMINHO: Clicar em “Vendas” no painel lateral do CA ➡ Contratos ➡ Novo Contrato ➡ Cadastrar o cliente em “Cliente” >> Adicionar novo cliente >> Cadastro completo >> “Salvar” o cadastro ➡ Inserir todas as informações da venda (Categoria; Centro de Custo; Data da venda; Data dos pagamentos; Vendedor que realizou a venda; Intervalo de venda; Produto; Quantidade; Valor; Forma de Pagamento; Banco de recebimento; Data mensal das cobranças; entre outros que você verá no vídeo abaixo).
https://youtu.be/4nDoOCYPWB4
CASO O PAGAMENTO DO CLIENTE TENHA ALGUMA OBSERVAÇÃO OU MAIS DE UMA FORMA DE PAGAMENTO
Exitem vendas onde o Vendedor acorda com o Cliente que o primeiro pagamento será em uma modalidade e as demais em outra. Quando acontece isso, é necessário inserir a informação do acordo no cadastro do cliente e cadastrar a forma de pagamento que o cliente fará em maior quantidade, exemplo:
- 1ª mensalidade via PIX e as demais via Recorrência no Cartão de Crédito: A forma de pagamento cadastrada no CA será a de “Cartão de Crédito via outros Bancos”
- As 3 primeiras mensalidades Parceladas no Cartão de Crédito e as demais via PIX ou Boleto:
a) Cadastrar a forma de pagamento “Boleto CA” e editar separadamente (em cada fatura) a forma de pagamento e recebimento para “Cartão de Crédito via outros Bancos” e inserir também a Observação do acordado com o Cliente e o Vendedor;
b) Cadastrar como “Cartão de Crédito via outros Bancos”, ir na 4ª fatura e alterar a forma de pagamento para “Boleto CA” e criar uma atividade para você alterar no “Contrato do CA” no 4º mês de pagamento do cliente a forma de pagamento trocando de “Cartão de Crédito via outros Bancos” para “Contrato do CA”
No vídeo abaixo você conseguirá ver uma das formas mencionadas acima
COMO CADASTRAR INTERVALO DE PAGAMENTO TRIMESTRAL/SEMESTRAL/ANUAL NO CA
Quando o contrato tem pagamento com intervalo mensal ou é um CBO com pagamento nas modalidades mencionadas neste tópico, é necessário alterar o intervalo das cobranças no CA, para não cobrar ao cliente no mês incorreto e deixar programando corretamente nos recebimentos
CAMINHO: Na seção “Configurações de Recorrência” no campo “Repetir Venda a Cada” colocar a quantidade correspondente a modalidade de pagamento (3 para Trimestral; 6 para Semestral; 12 para Anual) – Como mostra no vídeo abaixo:
DANDO GANHO NO CARD – BITRIX 24
Quando confirmar o pagamento e a assinatura do contrato, é necessário dar ganho no Card o mais rápido possível, antes mesmo de cadastrar a venda no CA. Para dar ganho é muito simples, você pode ver no vídeo abaixo ou seguir o
CAMINHO: Na Pipe “Financeiro” Clique >> Segure >> Arraste o Card para o campo inferior da tela com nome “GANHO” e solte o card dentro deste campo OU Abra o Card >> Clique em “Fechar Negócio” na parte superior direita do card >> clique em “GANHO”
Não esqueça dos detalhes informados no começo deste artigo.
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