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Como Cobrar Clientes Inadimplentes?

Como realizar o Processo de Cobrança dos Clientes Inadimplentes?

Exportar do Conta Azul o último Trimestre Baseado no mês atual:

Trimestre Meses
1 Jan – Mar
2 Abr – Jun
3 Jul -Set
4 Out – Dez

Caminho:

  • Financeiro >
  • Contas a Receber >
  • Selecionar o Período Personalizado do primeiro dia do trimestre até o último (ex: Trimestre 1 – Período 01/01/2023 à 31/03/2023)
  • Ir na opção Mais Filtros e selecionar Situação > Atrasados e clicar em Aplicar.
  • Clicar em Exportar e salvar no computador.

Após a planilha ser exportada, precisa ser aberta e copiada para a planilha Online Acompanhamento Inadimplentes 20XX.

Sendo essa planilha compartilhada com toda a Liderança para acompanhamento.

Ela deve conter apenas as colunas:

  • Nome do cliente (já existe)
  • Telefones do Cliente (criar)
  • Competência (já existe)
  • Vencimento (já existe)
  • Valor original (já existe)
  • Categoria (já existe)
  • Fase 1 Status (criar com select contendo os status: Contactado| Em Negociação | Negociado Pago | Aviso de Negativação | Encerrado)
  • Fase 1 Data (criar)
  • Fase 2 Status (criar com select contendo os status: Contactado| Em Negociação | Negociado Pago | Aviso de Negativação | Encerrado)
  • Fase 2 Data (criar)
  • Fase 3 Status (criar com select contendo os status: Contactado| Em Negociação | Negociado Pago | Aviso de Negativação | Encerrado)
  • Fase 3 Data (criar)
  • Valor Recebido (já existe)
  • Observações (já existe)

Após exportação e configuração da planilha do Trimestre, seguir realizando as cobranças conforme Régua e observações abaixo:

Fase 1 de Cobrança

Fase 2 de Cobrança

  • Ligação para o cliente via Telefone (5x no mínimo)
  • Ligação para o cliente via Whatsapp (5x no mínimo)
  • Enviar áudio no Whatsapp seguindo padrão de Scripts de áudio da Fase 2: Modelos de Lembretes – Cobrança

Fase 3 de Cobrança

  • Ligação Telefone (5x no mínimo)
  • Ligação Whatsapp (5x no mínimo)
  • (+) Msg de negativação no Whatsapp.
  • (+) Imagem de Negativação
  • (+) Enviar áudio no Whatsapp seguindo padrão de Scripts de áudio da Fase 3: Modelos de Lembretes – Cobrança

Observações:

  • Ao conseguir contato com o cliente, estabeleça uma data para pagamento de no máximo 3 dias à frente.
  • O prazo para aceitar uma data para pagamento é de no máximo 15 dias a partir do contato para negociação.
    • Por exemplo: “Se o contato para negociação for feito em 1º de agosto, a data para pagamento deve ser definida até 15 de agosto.”

Quando Negativar ?

  • Caso cliente não quite a dívida após data acordada.
    • Texto via Whatsap + Negativação.
  • Após 3 dias da Fase 3
    • Texto via Whatsap + Negativação.

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