Como realizar o Processo de Cobrança dos Clientes Inadimplentes?
Exportar do Conta Azul o último Trimestre Baseado no mês atual:
Trimestre | Meses |
1 | Jan – Mar |
2 | Abr – Jun |
3 | Jul -Set |
4 | Out – Dez |
Caminho:
- Financeiro >
- Contas a Receber >
- Selecionar o Período Personalizado do primeiro dia do trimestre até o último (ex: Trimestre 1 – Período 01/01/2023 à 31/03/2023)
- Ir na opção Mais Filtros e selecionar Situação > Atrasados e clicar em Aplicar.
- Clicar em Exportar e salvar no computador.
Após a planilha ser exportada, precisa ser aberta e copiada para a planilha Online Acompanhamento Inadimplentes 20XX.
Sendo essa planilha compartilhada com toda a Liderança para acompanhamento.
Ela deve conter apenas as colunas:
- Nome do cliente (já existe)
- Telefones do Cliente (criar)
- Competência (já existe)
- Vencimento (já existe)
- Valor original (já existe)
- Categoria (já existe)
- Fase 1 Status (criar com select contendo os status: Contactado| Em Negociação | Negociado Pago | Aviso de Negativação | Encerrado)
- Fase 1 Data (criar)
- Fase 2 Status (criar com select contendo os status: Contactado| Em Negociação | Negociado Pago | Aviso de Negativação | Encerrado)
- Fase 2 Data (criar)
- Fase 3 Status (criar com select contendo os status: Contactado| Em Negociação | Negociado Pago | Aviso de Negativação | Encerrado)
- Fase 3 Data (criar)
- Valor Recebido (já existe)
- Observações (já existe)
Após exportação e configuração da planilha do Trimestre, seguir realizando as cobranças conforme Régua e observações abaixo:
Fase 1 de Cobrança
- Enviar Msg de Texto no Whatsapp seguindo padrão referente ao tempo de vencimento: Modelos de Lembretes – Cobrança
- Enviar áudio explicativo sobre a cobrança. seguindo padrão de Scripts de áudio da Fase 1: Modelos de Lembretes – Cobrança
Fase 2 de Cobrança
- Ligação para o cliente via Telefone (5x no mínimo)
- Ligação para o cliente via Whatsapp (5x no mínimo)
- Enviar áudio no Whatsapp seguindo padrão de Scripts de áudio da Fase 2: Modelos de Lembretes – Cobrança
Fase 3 de Cobrança
- Ligação Telefone (5x no mínimo)
- Ligação Whatsapp (5x no mínimo)
- (+) Msg de negativação no Whatsapp.
- (+) Imagem de Negativação
- (+) Enviar áudio no Whatsapp seguindo padrão de Scripts de áudio da Fase 3: Modelos de Lembretes – Cobrança
Observações:
- Ao conseguir contato com o cliente, estabeleça uma data para pagamento de no máximo 3 dias à frente.
- O prazo para aceitar uma data para pagamento é de no máximo 15 dias a partir do contato para negociação.
- Por exemplo: “Se o contato para negociação for feito em 1º de agosto, a data para pagamento deve ser definida até 15 de agosto.”
Quando Negativar ?
- Caso cliente não quite a dívida após data acordada.
- Texto via Whatsap + Negativação.
- Após 3 dias da Fase 3
- Texto via Whatsap + Negativação.