Neste tutorial, vamos utilizar outra forma para migrar os emails, quando isto não pode ser feito pela hospedagem.
Há vários sistemas para migração on-line, porém, após testes, esta foi a forma que mais trouxe resultados posisitivos.
Vamos utilizar o software MailStore Home para a migração.
Depois de baixar o Mail Store Home e iniciar o software, você vai encontrar a página abaixo:
1º passo: fazer o backup do email a ser migrado
Para começar o processo de migração, primeiro precisamos fazer um backup do email que será migrado. Para isso, vamos em: Arquivar e-mails
No campo “Avançado”, vamo escolher a opção Caixa de correio IMAP
Depois disso, vai abrir uma caixa de popup, onde você vai preencher as informações do email a ser migrado.
- endereço do email
- anfitrião (a informação do host ou servidor de entrada)
- em “Aceder via”, escolher a opção IMAP
- senha
Depois de preencher as informações, vamos clicar em “Testar”. Para validar as informações
Depois você vai clicar em Seguinte>, depois em Concluir e , por fim, em OK
Na tela seguinte, vamos fazer o backup do email. Na lista de Perfis, você vai selecionar o email que quer fazer o backup e depois no botão “Executar”
2º passo: importar o backup criado
Para importar o backup do email que foi criado é preciso que; 1- o email já tenha sido criado na hospedagem e 2- o DNS já tenha sido apontado para a nova hospedagem.
No MailStore Home, vamos clicar em Exportar e-mails
Na próxima tela, em Caixa de correio IMAP
Selecionar de qual conta vamos importar os emails e depois em Seguinte
Na próxima tela, vamos colocar as informações da nova conta de email, que vai receber o backup criado:
- anfitrião (a informação do host ou servidor de entrada)
- em “Aceder via”, escolher a opção IMAP
- endereço de email que vai receber o backup
- senha
Depois de preencher as informações, vamos clicar em “Testar”. Para validar as informações
Na tela seguinte, vamos migrar o backup do email. Na lista de Perfis, você vai selecionar o email que vai receber o backup e depois no botão “Executar”
3º passo: colocar as pastas migradas nos locais certos
Depois de fazer esse processo, se você acessar o email vai notar que não tem nenhum email migrado. Isso acontece porque o backup se encontra em uma pasta. Precisamos deixar essa pasta visível, para depois fazer a movimentação dos emails para as pastas corretas.
Em Configurações, você vai acessar Pastas e depois localizar a pasta do email importado
Após localizar, você vai ativar a visualização do email e de todas as pastas do email. Assim será possível ver as pastas na área de E-mail
Agora precisamos mover os emails para as pastas corretas
Você vai acessar a pasta do email que quer mover, em Selecionar, escolher a opção Todas
Depois você vai na opção Mais >> Mover para e escolher qual será a pasta de destino
Após fazer a migração de todas as pastas do email. Vamos em Configurações >> Pastas e desativamos a visibilidade das pastas importadas.
Dessa forma, os emails vão aparecer nas caixas correspondentes.
Agora os emails estão migrados e o usuário poderá acessar normalmente pelo Webmail 🙂
Se você ficou com alguma dúvida depois desse tutorial, acesse esse vídeo, que tem todo o passo a passo bem explicado