Reembolsos do WooCommerce
Resumo
No próprio WooCommerce, você pode processar reembolsos de duas maneiras:
- Automático: Os reembolsos alteram o status do pedido do WooCommerce e também revertem a cobrança para que seu cliente receba o dinheiro (pular para a seção).
- Manual: Os reembolsos alteram o status do pedido do WooCommerce, mas você precisa devolver o dinheiro manualmente ao seu cliente (pular para a seção).
Reembolsos automáticos
São chamados de reembolsos automáticos quando você processa os reembolsos que estão conectados ao seu método de pagamento. Após processar esse tipo de reembolso em seu painel do WooCommerce, nenhuma ação adicional é necessária.
- Verificação: Revise a documentação ou suporte do seu método de pagamento para saber se os reembolsos automáticos estão disponíveis. A maioria dos pagamentos automáticos suporta totalmente esse tipo de reembolso.
- Escopo: Os reembolsos normalmente se estendem aos produtos, taxas de entrega e demais taxas. No entanto, as taxas de transação cobradas pelo método de pagamento provavelmente serão perdidas e não reembolsadas.
- Configuração: Certifique-se de que suas configurações de API estejam definidas e teste o seu método de pagamento e reembolsos enquanto estiver no modo de teste ou sandbox:
- WooCommerce: Os reembolsos podem ser processados através dos Pedidos:
- Vá para: WooCommerce > Pedidos.
- Selecione o pedido para reembolso.
- Vá para o resumo do pedido e selecione “Reembolso” para iniciar.
- Especifique a quantidade de produtos a serem reembolsados na caixa de texto que é exibida para cada item de linha. O valor do reembolso será ajustado automaticamente de acordo com os reembolsos dos produtos. Se os níveis de estoque não forem gerenciados, você também pode inserir o valor do Reembolso, sem ajustar a quantidade do produto.
- Se as quantidades de itens não forem definidas ao realizar um reembolso, o pedido não será marcado como reembolsado e o e-mail que é enviado informará um “Reembolso parcial”.
- Adicione a Razão do reembolso, se desejar. (Nota: O motivo do reembolso ficará visível para o cliente).
- Selecione “Reembolsar R$XX, XX via [seu método de pagamento]”.
Como eu sei que funcionou?
As Notas do pedido, na barra lateral direita, registrarão os reembolsos. Verifique as notas do pedido para saber se o reembolso foi registrado ou se existe uma mensagem de erro. Uma mensagem de “Reembolsado” com sucesso nas notas do pedido conclui o reembolso.
Reembolsos Manuais
- Verificação: Consulte a documentação ou suporte de seu método de pagamento para saber se os reembolsos manuais estão disponíveis. Você também precisará:
- Fazer o login em sua conta do método de pagamento e processar o reembolso usando a sua conta.
- Transferir o dinheiro de sua conta bancária manualmente.
- Escopo: Os reembolsos normalmente se estendem aos produtos, taxas de entrega e demais taxas. No entanto, as taxas de transação cobradas pelo método de pagamento provavelmente serão perdidas e não reembolsadas.
- WooCommerce: Os reembolsos podem ser processados através de sua página de Pedidos. Para reembolsar manualmente um pedido:
- Vá para: WooCommerce > Pedidos.
- Selecione o pedido para reembolso.
- Vá para o resumo do pedido e selecione “Reembolso” para iniciar.
- Especifique a quantidade de produtos a serem reembolsados na caixa de texto que é exibida para cada item de linha. O valor do reembolso será ajustado automaticamente de acordo com os reembolsos dos produtos. Se os níveis de estoque não forem gerenciados, você também pode inserir o valor do Reembolso, sem ajustar a quantidade do produto.
- Se as quantidades de itens não forem definidas ao realizar um reembolso, o pedido não será marcado como reembolsado e o e-mail que é enviado informará um “Reembolso parcial”.
- Adicione a Razão do reembolso, se desejar. (Nota: O motivo do reembolso ficará visível para o cliente).
- Selecione “Reembolsar R$XX, XX manualmente”.
Os itens selecionados para reembolso serão considerados como reembolsados. Após o reembolso ter sido aplicado ao pedido, ficará parecido com a imagem abaixo:
Nota: O reembolso manual não reembolsará o cliente através do método de pagamento. Prossiga para o painel do seu método de pagamento para iniciar o processo de reembolso usando a sua conta ou transfira o dinheiro manualmente para o cliente.
Reposição dos produtos de acordo com os reembolsos
Ao processar um reembolso, você tem a opção de repor os produtos, selecionando a caixa de seleção “Repor os itens reembolsados”: