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Email classificado como Spam

Existe a possibilidade de que os emails disparados por você sejam encaminhados para o lixo eletrônico (Spam) do destinatário. Isso acontece devido a uma prática protetiva dos servidores de email, que utilizam filtros de spam para evitar que conteúdos indesejados cheguem com frequência para seus usuários.
Quando usuários fazem mal uso no envio de e-mails, automaticamente são considerados como SPAM, isto é, e-mails não solicitados- uma prática muito ruim no ambiente virtual.

Para evitar que isso ocorra confira algumas práticas positivas:

 

Pontos de atenção na criação de e-mails

 

 

Remetente

  • Utilize domínio próprio (ex: contato@seudominio.com) ao invés de contas gratuitas para envio de e-mails, isso evitará que o conteúdo do e-mail seja taxado como spam;
  • Configure o “Return Path” para monitorar a entrega de e-mails e ter mais informações sobre as mensagens devolvidas. O “Return Path” pode ajudar a fornecer credibilidade para suas mensagens, ajudando a validar sua identidade como remetente. 

Destinatário

  • Não insira muitos destinatários em uma única mensagem – muitos servidores/provedores de e-mail definem limites para o número de destinatários que podem estar em” Para, Cc e Cco” em uma mensagem e o recomendado é menos de 500 contatos por mensagem; 
  • Não utilize o campo em cópia “Cc” – pois expõe endereços de outros usuários e consequentemente a mensagem também pode se caracterizar como spam; 
  • Se um dos remetentes inseridos no campo “CC ou Cco” sinalizar o e-mail como spam, o servidor pode ler esse alerta como uma reclamação de todos os contatos inseridos na correspondência. Isso resulta em problemas de entrega, pois o endereço do remetente pode ficar em uma lista de negação e não conseguir mais entregar suas mensagens; 
  • Sugerimos usar sempre um serviço de envio profissional como https://www.constantcontact.com/  para envio em massa, envio de e-mail marketing e afins.

 

Assunto do e-mail

  • O preenchimento desse campo deverá sempre se referir ao conteúdo do e-mail enviado, dessa forma, o destinatário terá a opção de não abri-lo caso o assunto não seja do interesse dele;
  • Evite utilizar palavras relacionadas a spam, como “Trabalhe em casa”, “Clique aqui”, “Ganhe dinheiro online”, “Atenção”, “Urgente”, “Oferta”, “Desconto”, entre outras palavras, pois alguns provedores já possuem filtros para esse tipo de expressão;
  • Evite usar letras maiúsculas e exclamações, opte por inserir um assunto simples e objetivo;
  • Recomenda-se manter o “Assunto” o mais curto possível, o ideal é entre 20 e 41 caracteres.

 

Conteúdo da mensagem

  • Não utilize cores e fontes muito diferentes, pois chamam a atenção para o conteúdo de forma negativa. Use uma mesma fonte e destaque palavras ou frases relevantes com uma espessura maior;
  • Utilize sempre layouts responsivos; 
  • Atente-se para a gramática utilizada nas mensagens, pois e-mails com erros gramaticais não trazem confiança ao usuário, gerando uma reputação negativa;
  • Tome cuidado com envio de mensagens com pouco texto e com excesso de imagens, pois elas não são exibidas por padrão definido na maioria das plataformas de e-mails, isso fará com que o usuário tenha que optar por “Mostrar imagens no cliente de e-mail”, podendo o e-mail ser identificado como spam. A sugestão é utilizar 40% de imagem e 60% de texto;
  • Ao anexar imagens, evite utilizar encurtadores de link como, por exemplo, o bit.ly. Recomenda-se sempre que a imagem seja hospedada no próprio domínio;
  • Excesso de links não são bem vistos pelos usuários, isso reduz a credibilidade do conteúdo;
  • Em geral envio de e-mail com anexos são tidos como negativos pelos filtros de spam, por esse motivo evite-os. Procure enviar o arquivo para o servidor de hospedagem e insira o endereço gerado no conteúdo da mensagem.

 

Envio de e-mails

  • Não reutilize listas de divulgação existentes de determinados serviços, mesmo que sejam da mesma empresa;
  • Envie e-mails somente para usuários que optaram pelo cadastro na lista de divulgação de produtos e/ou serviços;
  • Sempre respeite as escolhas dos usuários em formulários de cadastro, como também respeite as decisões de se descadastrar de listas.
  • Inclua um link de descadastro em todas suas mensagens para não dificultar a remoção do contato da lista de e-mails. Se um usuário tentar se descadastrar e ainda continuar recebendo mensagens, ele provavelmente vai marcar seu e-mail como spam.

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