Encontre aqui o que você procura

Artigos nessa seção

Erro Crítico – Site WordPress

Em muitos casos, o erro crítico no WordPress é provocado pelas atualizações automáticas dos plugins, o que significa que o erro pode acontecer mesmo quando não está a trabalhar ou a aplicar alterações. É nestes casos, que é sempre útil possui um serviço que alerte quando o site está offline, para tentar “minimizar” o impacto do problema, nas suas visitas, receitas e claro, credibilidade.

Muitas das vezes o erro é acompanhado da indicação do arquivo que provoca o erro, sendo um excelente ponto para iniciar a recuperação. Também iremos explicar como ativar a funcionalidade “Debug” do WordPress, para analisar as falhas do seu site.

 

Solução 1: Desativar os plugins (temporariamente)

Todos os sites WordPress usam plugins para adicionar funcionalidades, que de outra forma seriam difíceis de implementar. No entanto, uma atualização problemática, ou até mesmo um conflito de plugins pode gerar um erro crítico no seu site.

A solução, passa por desativar temporariamente todos os plugins, ativando os mesmos posteriormente atraves do painel administrativo de forma sequencial. Para isso, comece por aceder ao painel administrativo da sua hospedagem e entre no cPanel do site que está a apresentar o problema.

Procure o explorador de arquivos do cPanel (File Manager) para visualizar os arquivos do seu servidor. Agora, aceda ao diretório “public_html” – wp-content – Plugins. Com o botão direito do mouse escolha a opção para alterar o nome da pasta plugins para uma à sua escolha (por exemplo, Plugins_old).

desativar plugins no wordpress

 

Se sabe qual foi o plugin que provocou o erro, pode optar por trocar o nome da pasta do plugin para desativar apenas o que provoca o erro.

 


 

Desativar atualizações automáticas?

Por norma, é recomendável manter as atualizações automáticas dos plugins ativas, porque dessa forma, aplica mais rapidamente as correções de segurança caso seja descoberta alguma falha. No entanto, poderá desativar essas atualizações para garantir que as mesmas são feitas com a sua supervisão.

Para isso, basta aceder ao menu “Plugins” – Plugins instalados. Toque na opção “Desativar atualizações automáticas” que se encontra frente ao plugin em questão, ou “Manage auto-update”, caso seja possível configurar o tipo de atualização que deve ser feito.

 

atualizações automáticas no wordpress

 

Ative o WP_Debug para ganhar “pistas”

A funcionalidade WP-debug permite ativar o modo depuração do WordPress, exibindo todos os erros que afetam a sua instalação, e obter dessa forma mais pistas do problema. Para ativar no seu WordPress basta aceder ao cPanel, e usar o Explorador de arquivos (File Manager). Aceda ao dietório “public_html” e clique com obotão direito do mouse no arquivo “wp-config.php”.

Procure a linha:

 define( 'WP_DEBUG', false );

Altere para:

define( 'WP_DEBUG', true );

Recarregue a sua página do seu site e verifique quais os erros associados. Quando terminar, não se esqueça de alterar novamente a funcionalidade “WP_DEBUG” para false.


Solução 2: Desativar o Template

Outra possibilidade é que o template tenha ficado quebrado por algum código que tenha inserido manualmente. Poderá editar o seu template através do explorador de arquivos do cPanel, bastando para isso aceder ao diretório “public_html” – wp-content – Themes – Tema_que_usa. Escolha o arquivo que pretende corrigir e com o botão direito do mouse escolha “Editar”. Remova o código problemático, e volte a carregar o seu site para verificar se o erro desapareceu.

Em alternativa, poderá simplesmente replicar os procedimentos que fez com os plugins, e simplesmente alterar o nome da pasta do tema, para fazer com que o WordPress seja obrigado a carregar o tema “padrão”.


Solução 3: Alterar a versão do PHP

O WordPress não é compatível com versões anteriores do PHP. Se possui uma versão muito antiga, é normal que comece a receber mensagens de aviso no seu painel administrativo, no entanto, em casos mais “drásticos”, a sua instalação do WordPress pode simplesmente ficar “inoperacional”.

Para alterar a versão PHP usada no seu servidor basta aceder novamente ao cPanel e procure a opção “Select PHP Version” ou PHP.ini. Altere a versão do PHP para uma versão mais recente, e faça a atualização da página do seu site para verificar se ele volta a funcionar.

alterar a versão do php para corrigir erro critico no wordpress

 

 

Solução 4: Modo restauração do WordPress

Para ajudar o Webmaster a recuperar o acesso ao painel administrativo, o WordPress possui o modo de recuperação. Basicamente, funciona como o “modo segurança” do Windows, deixando de carregar certos serviços para que possa garantir acesso temporário, e permita corrigir o problema.

Onde se encontra esse email? A mensagem é enviada para o endereço de email que definiu nas opções do WordPress, nomeadamente no menu “Opções” > Geral > Endereço de email de administração. Poderá consultar esse email diretamente na base de dados.

Para isso aceda ao cPanel do seu serviço de hospedagem e escolha a opção “myPHPAdmin” > Escolha o banco de dados que usa no site. Procure a tabela “options” e verifique o campo “admin_email”. Agora que já sabe qual é o endereço, basta verificar as mensagens recebidas.

email usado pelo wordpress

 

Conclusão

Neste artigo abordamos várias soluções “genéricas” para resolver o erro crítico no seu site WordPress. Caso necessite de ajuda adicional, envie o seu comentário para o Montar um Blog, teremos todo o gosto em ajudar e completar ainda mais o nosso tutorial.

Tem mais dúvidas?

Precisa de Suporte?